18 famosos que são ateus

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Por que só na separação conhecemos as pessoas de verdade?

A separação de Gusttavo Lima e Andressa Suita trouxe à tona uma verdade: não existem famílias de margarina. Nenhum relacionamento é perfeito, mesmo o deles, que tinham a vida mais desejada do país. O rompimento trouxe muitas reflexões e a aparição repentina de Lima e Suita juntos em público também. Por que só na separação conhecemos as pessoas de verdade?

“O colunista Leo Dias convidou o psicanalista e cientista comportamental Ricardo Ventura para analisar se, de fato, é após o rompimento que conhecemos o outro completamente. Segundo o especialista, todos nós temos nossos “monstros”. Além disso, é comum que “verdades” venham à tona ao término de um casamento.

Em sua análise, Ricardo diz ainda que muitas traições, desvios de conduta e desejos reprimidos são escondidos dentro do convívio do casal por conta da cobrança social ou porque o silêncio depende da manutenção do casamento.

Com a separação e sem essas “amarras”, é possível, segundo ele, ser, viver e enxergar as pessoas e os fatos como eles realmente são. Sem filtros. “Quando esse ‘acordo do silêncio’ se rompe, muitas ‘verdade’ vem à tona! Aquilo que me fazia calar já não existe mais”

Na verdade vivenciamos uma realidade de inexperiência conjugal. Um número de divórcios cada vez acentuado no pais. Numa recente pesquisa, o índice de divórcios no Brasil aumentou mais de 160%. O problema constatado não é necessariamente ausência de amor, mas sim falta de maturidade e falta de ferramentas para solucionar os graves problemas conjugais da vida moderna a dois. As pessoas adentram ao casamento praticamente zerada de experiência conjugal, sem a mínima “habilidade em resolver problemas de convivência”. A experiência tem demonstrado que o casamento precoce tem causado verdadeiras surpresas aos casais.

Portanto, na hora de assumir compromisso é necessário procurar entender que a vida a dois tem dissabores, problemas, desentendimentos, brigas e etc. Estar preparado, dialogar, maturidade, paciência, tem sido a solução para quem pretende adentrar no mundo conjugal.

E por fim um aconselhamento bíblico: “Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa e não a trate com amargura” Colossenses 3.19

 

Pb. Cila Rodrigues de Oliveira - Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que só na separação conhecemos as pessoas de verdade?

A separação de Gusttavo Lima e Andressa Suita trouxe à tona uma verdade: não existem famílias de margarina. Nenhum relacionamento é perfeito...