18 famosos que são ateus

terça-feira, 5 de maio de 2015

Meu filho não fica quieto na igreja o que eu faço?

Um dos maiores desafios hodiernos é como educar nossos filhos durante o culto em nossas igrejas evangélicas. Como a bíblia declara, a igreja é um lugar sagrado, de meditação, adoração e principalmente de reverência. Diz o sábio Salomão: “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal” [Eclesiastes 5.1].

Alguns pais esqueceram este principio bíblico e passaram a adotar uma postura diferenciada dos padrões bíblicos e das normas da igreja. Há pais que ao chegarem no templo, abandonam seus filhos deixando-os completamente a vontade. Outros, trazem brinquedos para que os mesmo fiquem quietos, enquanto o papai e a mamãe participam do culto. A criança faz parte do contexto do culto. Se continuarmos agindo assim, nossos filhos entenderão que a igreja não é lugar de adoração, meditação e reverência. Mas entenderão que a igreja é lugar de brincadeiras, entretenimento e passatempos. Um dos motivos que muitos jovens não conduzem a bíblia, o hinário cristão e se comportam de forma irreverente na igreja é porque nunca foram ensinados a se portarem com educação e reverencia na igreja.

Situações como essas são muito comuns. Sou pai e tenho acompanhado as crianças na igreja e lidado com pais que, domingo após domingo, lidam com esse tipo de drama. Como agir em situações assim? A Escritura é nossa fonte de autoridade e, com base em seus princípios, eis algumas dicas que podem ajudá-lo a entender a importância da participação da criança no culto e nas atividades da igreja.

Primeiramente, entenda que a criança é parte do corpo de Cristo. Em algumas denominações ela é considerada até membro da igreja, ainda que não participe da ceia (membro não comungante). A Bíblia ordena que cerimônias próprias do povo de Deus sejam feitas diante das crianças, e sejam aproveitadas como instrumento de ensino (Êx 12.24-27). Então, de início, já está descartada essa possibilidade de não levá-la, mesmo que ela ainda não tenha compreensão total de algumas dessas verdades. Há algumas medidas que podem ser tomadas antes, durante e depois do culto ou atividade na igreja.

Antes

Antes de sair, você pode se programar para conversar com seu filho, ou fazer isso enquanto se vestem. Mesmo que ele seja um bebezinho, você pode repetir frases como: “Vamos levar o bebê para a igreja, para adorar a Deus.”

Se ele já for maior, explique para ele que na igreja a gente agradece a Deus, junto com outras pessoas, por tudo que ele é e faz. Se ele já souber ler, você pode ler um texto falando sobre a importância da comunhão. Nessas fases já dá para explicar que não vai ser possível ficar levantando toda hora para ir ao banheiro ou beber água, que devemos fazer silêncio na hora em que o pastor estiver falando, etc. Assim, a criança já vai preparada para o culto.

Durante

Tente chegar à igreja um pouco mais cedo. Às vezes é difícil, mas o ideal é que você leve seu filho para beber água e ir no banheiro, antes do culto. Ao criar esse hábito saudável, seu filho pode reproduzi-lo por toda vida.

Deixe-o sempre perto. Dependendo da idade, ele vai pedir para sentar com os coleguinhas. Evite. Sentado com você é mais fácil controlá-lo: pedir pra fazer silêncio, cuidar para que ele não corra, etc.

Se for pequenininho e chorar, enquanto o segura em seus braços, seja firme. Não o tire imediatamente do local. Muitas crianças, mesmo as mais fofinhas, usam o choro como manipulação. Sabem: “Se eu chorar, me tirarão daqui”. E quando você sai, faz exatamente o que ele queria. No caso dele insistir no choro, você sai um pouquinho para não prejudicar o andamento do culto. Se o seu filho já anda, não retire os olhos do mesmo. Mantenha sempre próximo a você. Algumas crianças podem colocar o dedo em alguma tomada elétrica ou danificar algum instrumento da igreja. Alguns episódios drásticos já aconteceram em pleno culto.

Depois

Após o culto, ensine seu filho a cumprimentar as pessoas, a conversar. Muitos pais saem logo que termina a programação. Os momentos após o culto solene são de estreitamento de laços. Os adultos ficam conversando e geralmente as crianças ficam brincando. Esse é um dos poucos momentos livres que o seu filho tem para consolidar as amizades cristãs, com outras crianças da igreja.

Aqui é necessário equilíbrio. Fique, mas não fique tempo demais. O seu filho precisa aprender a amar a igreja, mas se ele passa muito tempo lá, a ponto de ficar irritadiço, querendo ir pra casa, não é legal. Esse é um conselho especial para pastores. Não deixem seus filhos com fome durante horas após o culto ou EBD, por causa de reuniões e outras tarefas, principalmente se forem muito pequenos, ou se não tiverem como ir pra casa a não ser com você.

Sei que essa não é uma tarefa fácil. Mas você precisa entender que, ao lhe dar um filho, Deus lhe deu uma vocação especial, de pai ou de mãe. O mesmo Deus que providenciou a salvação em Cristo Jesus, providenciará também todos os recursos necessários para criarmos nossos filhos a fim de glorificá-lo. E Ele providencia perdão também, quando somos omissos, preguiçosos ou impacientes na educação dos nossos pequenos.

Cila Rodrigues de Oliveira

Membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Quixadá, Diácono, Professor de EBD, Cursando Bacharel em Teologia pela Universidade da Bíblia, Formado em Pedagogia pela UECE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que só na separação conhecemos as pessoas de verdade?

A separação de Gusttavo Lima e Andressa Suita trouxe à tona uma verdade: não existem famílias de margarina. Nenhum relacionamento é perfeito...